Você está pensando em comprar um veículo seminovo? Então, realizar um laudo cautelar deve ser uma das suas prioridades. Esse documento atesta a integridade do carro e evita surpresas e dores de cabeça futuras em relação ao automóvel.
Mas e se o veículo for reprovado? O que isso quer dizer? Neste texto, nós respondemos essas perguntas e mostramos os 5 motivos recorrentes para um carro não passar no laudo cautelar. Continue a leitura e saiba mais.
Confira também: Vistoria Cautelar: Entenda Para Que Ela Serve
Conteúdo
O que é Laudo Cautelar?
Realizado em veículos seminovos ou usados, o laudo cautelar deve ser feito antes de você fechar o negócio e comprar o carro pelo qual está interessado. É durante a vistoria cautelar que você terá uma visão completa da condição física e administrativa do carro, sabendo se ele está de acordo com as informações que foram fornecidas a você.
O laudo cautelar é um documento técnico e deve ser feito por profissionais e empresas credenciadas e que seguem os regulamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Avaliando as condições gerais do veículo seminovo e sua procedência, o laudo cautelar possui três níveis de qualificação: verde, quando o carro não apresenta nenhum risco ou alteração; amarelo, indicando alguns pequenos danos ou alterações; e vermelho, quando o carro possui problemas significativos.
Você sabe quais são esses problemas significativos que podem reprovar um veículo seminovo na vistoria cautelar? Continue lendo e confira as razões para o carro não passar no laudo cautelar.
Veículo Seminovo Reprovado no Laudo Cautelar? Descubra Por Quê.
Indo de problemas estruturais até desconformidades legais, são diversos os fatores que podem reprovar um carro no laudo cautelar. Nós separamos 5 causas recorrentes para um veículo seminovo não passar na vistoria, confira.
Problemas estruturais graves
Uma das grandes preocupações dos compradores ao adquirir um veículo seminovo está na integridade estrutural do carro, já que ela é fundamental para garantir a segurança durante o uso do automóvel. Por isso, avarias ou alterações nessas estruturas são um dos aspectos que podem fazer um veículo ser reprovado no laudo cautelar.
Adulteração na numeração do chassi
Sendo utilizado como um documento de identidade do veículo, o número do chassi não deve ser alterado, raspado ou removido. Ao detectar qualquer problema ao comprovar essa numeração, o profissional que elaborar o laudo cautelar vai reprovar o carro.
Ocultação de sinistros
Durante a negociação, o proprietário disse que o veículo nunca havia sofrido nenhum tipo de acidente? Estes danos vão ser identificados durante a vistoria cautelar e a ocultação da informação vai fazer o carro ser reprovado no laudo.
Documentação irregular
A identificação de problemas como multas pendentes, bloqueio judicial, restrição administrativa, IPVA atrasado ou qualquer outra irregularidade acabam por levar à reprovação do veículo na vistoria cautelar.
Discrepâncias na documentação
As informações fornecidas pelo vendedor e as análises do laudo cautelar não estão batendo? Isso pode levantar suspeitas sobre a procedência do veículo e causar a sua reprovação.
Você já pode perceber que o laudo cautelar é fundamental na hora de comprar um veículo seminovo, não é mesmo? Para realizar essa avaliação, você pode contar com a Super Visão, uma empresa com mais de 15 anos de história no mercado. Continue lendo e conheça os nossos serviços.
Descubra como a Vistoria Cautelar da Super Visão Funciona
Durante a leitura deste artigo, você pôde descobrir o que é um laudo cautelar e o que faz um veículo seminovo reprovar nessa avaliação. Agora, você sabe qual é a vistoria cautelar mais completa do mercado?
A vistoria cautelar da Super Visão faz uma análise completa do veículo, verificando a originalidade do carro, a sua estrutura, os documentos e o histórico do automóvel. Confira os itens que são avaliados:
- Diagnóstico do conjunto estrutural: longarinas dianteira e traseira, painel dash, painel traseiro, laterais, teto e demais peças;
- Diagnóstico do conjunto de identificação: chassi, motor, câmbio, vidros, etiquetas de identificação, entre outros;
- Diagnóstico do cadastro e histórico do veículo: análise documental completa, histórico de sinistros, de restrições de comercialização e da presença do veículo em leilão.
Entre em contato pelo nosso WhatsApp hoje mesmo e realize a compra do seu veículo seminovo com segurança.