Carro batido não é sinônimo de mau negócio, mas e quando você não sabe se o veículo sofreu algum sinistro? Alguns proprietários não informam os acidentes na hora da venda, por isso, você deve se atentar a alguns pontos antes de fechar a compra.

Neste texto, você descobre como saber se o carro foi batido antes de comprar e se vale a pena ou não investir no veículo. Continue a leitura e saiba mais.

Leia também: Carros de Leilão: Por que evitar Carros de Enchentes?

Vale a Pena Investir em um Carro Batido?

Não existe uma resposta única para a pergunta se é ou não vantajoso comprar um carro batido, já que tudo depende das suas intenções e expectativas quanto ao veículo. É claro que existem situações em que a desvantagem é óbvia, como em casos de perda total ou quando os custos com reparos são maiores que o valor de compra do automóvel.

Apesar de o carro batido ter um preço mais baixo, com uma depreciação que pode chegar a até 30% do valor, você precisa ficar atento aos danos do veículo. Se eles forem apenas primários, como danos na pintura, o investimento pode ser vantajoso, mas se esses danos forem estruturais, é preciso avaliar bem as suas intenções com o veículo.

Você também deve ficar atento a danos disfarçados. Existem vendedores e proprietários que não informam que o carro sofreu um acidente e tentam disfarçar os reparos que foram feitos no veículo. Pensando nisso, nós separamos alguns pontos que vão ajudar você a identificar um veículo sinistrado. 

Como Saber se o Carro Foi Batido Antes de Comprar?

Ter medo de descobrir que o carro que você comprou possui danos após finalizar a compra é o medo de muitas pessoas que buscam por um veículo usado ou seminovo. Para evitar essa surpresa, você deve ficar atento a alguns pontos. Confira a seguir.

Avalie a carroceria

Observe a pintura do veículo quando ele estiver limpo e seco, busque por áreas mais ásperas ou foscas que outras, variações de cor e pequenos desníveis na superfície do carro. 

Você também pode usar uma “caneta dedo-duro” para identificar se foram feitos reparos com massa na funilaria do veículo.

Remendos e soldas

A presença de remendos e soldas podem identificar um carro batido. Por isso, fique atento ao notar a presença deles no veículo que está negociando, já que esse é um sinal de acidentes graves. 

Esses remendos podem esconder danos graves e que afetam a segurança do carro. Assim, o melhor é você procurar um profissional para uma vistoria mais aprofundada do veículo.

Parte eletrônica

A parte eletrônica pode ser complicada de avaliar sem a ajuda de um especialista, mas alguns passos básicos podem indicar um carro batido. Especialistas indicam que você vire a chave da ignição e confira se todas as luzes do painel acenderam. Caso alguma permaneça apagada, pode ser um sinal de reparos mal feitos.

Documentação

Verificar a documentação é primordial na hora de comprar qualquer veículo usado ou seminovo. Para isso, você deve verificar os números de chassi e motor, checar se eles coincidem com os presentes nos documentos e se existem as marcações “sinistrado” ou “rem” (chassi remarcado) ao pesquisar o histórico do carro.

Vistoria cautelar

Como você já pode perceber, algumas verificações podem ser difíceis ou impossíveis de detectar a olho nu e sem o auxílio de um especialista. Por essa razão, recomendamos que você realize uma vistoria cautelar antes de comprar um carro usado ou seminovo.

Durante a vistoria cautelar, um profissional capacitado vai analisar a estrutura e o histórico do veículo para identificar se o automóvel é seguro para uso, se está com algum impedimento judicial e se é um carro batido. 

A vistoria deve ser feita por um engenheiro ou técnico autorizado e por empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias), como a Super Visão. Continue a leitura e conheça o nosso serviço.

Na Super Visão, Sua Segurança é Prioridade

Durante a leitura deste texto, você pôde conferir como identificar um carro batido e as vantagens e desvantagens de adquirir um veículo sinistrado. Para adquirir o seu veículo usado ou seminovo com segurança, você pode contar com a Vistoria Certicar® da Super Visão.

A Vistoria Certicar® analisa mais de 210 itens do veículo, sendo a mais completa do mercado. Garanta a sua segurança e evite investir em um carro batido e com problemas. Entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp hoje mesmo.

Author

Escreva uma comentário

Não seja enganado

Com a nossa vistoria você garante estar fazendo a escolha certa e fugindo do famoso carro maquiado.