Para realizar o sonho do veículo próprio e por ser uma opção mais barata, muitos brasileiros optam por comprar carro usado. Entretanto, esse tipo de investimento requer tempo de estudo e deve ser previamente analisada pelo cliente. Continue a leitura e confira algumas informações que você deve saber antes desse grande investimento.
Você também pode se interessar: 8 Carros que Saíram de Linha no Brasil
Conteúdo
O Que Devo Saber Para Comprar Carro Usado?
A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: o que devo saber para comprar um carro usado? Para ajudá-lo, separamos algumas vantagens e desvantagens e mais algumas considerações que você deve ter antes da compra do seu automóvel. Confira.
Vantagens em comprar carro usado
- Preço mais acessível: além do preço de compra, o valor da documentação e da regularização dos carros usados são mais baixos, garantindo economia para o seu bolso.
- Flexibilidade na negociação: ao contrário dos automóveis novos e dos lançamentos do ano, os carros usados oferecem a possibilidade de negociação através da concessionária ou do revendedor.
- Isenção do IPVA: outra vantagem que impacta diretamente no bolso do comprador é a isenção do IPVA; dependendo das leis do seu estado, a isenção é válida para carros fabricados a partir de 10 anos.
Desvantagens em comprar carro usado
- Manutenção mais cara e frequente: por se tratar de um veículo mais antigo, a manutenção costuma ser mais cara e frequente, devido à raridade de peças, em alguns casos, e ao tempo de uso do automóvel.
- Desgaste na pintura e acessórios: um carro usado também pode apresentar falhas na pintura, amassados na lataria, ferrugens e trincos; além de defeitos em acessórios do veículos, como ar-condicionado, airbag, vidro elétrico, etc.
- Seguro mais caro: presume-se que, ao comprar um carro usado, os problemas mecânicos serão maiores, por este motivo, as empresas de seguro costumam “pesar a mão” nessa categoria de automóveis.
Considerações extras para a compra de carros usados
- Quilometragem: não esqueça de conferir e de analisar a quilometragem do veículo, pois é o tempo de rodagem do carro que deve ser verificado para descobrir o nível do desgaste.
- Histórico do veículo: pesquise também o histórico do veículo, isto é, os dados e os cadastros de acontecimentos do carro, como roubos e furtos, comercializações anteriores, histórico de leilões, etc.
- Vistoria cautelar: leve em consideração a possibilidade de contratar um profissional para a realização de um laudo cautelar no veículo que você deseja adquirir, a fim de impossibilitar a ocorrência de golpes e prejuízos futuros.
O Que é Vistoria Cautelar e Para Que Serve?
A vistoria cautelar é um procedimento de segurança para o comprador do carro. Nessa vistoria, é realizada a verificação da autenticidade das informações proferidas pelo antigo dono do veículo. Isto é, assegura ao cliente que não sofrerá golpes e garante a segurança no investimento.
Aqui na Super Visão, temos a Vistoria Certicar®, serviço exclusivo da nossa empresa. Nesse pacote, oferecemos a análise completa do veículo, verificando a originalidade dos acessórios, o desgaste da pintura e o histórico judicial do automóvel.
Laudo Cautelar é com a Super Visão
Você entendeu a importância da vistoria cautelar antes da compra de um carro usado? Na Super Visão, você encontra dicas como essas e muito mais, então comente e compartilhe nosso artigo, para que mais pessoas possam ter a nossa ajuda.
Mais uma vez, não se esqueça, laudo cautelar é apenas na Super Visão. Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato conosco através do site ou pelo WhatsApp e não fique para trás na hora de comprar um carro.