Recheada de gotículas de água salgada, a maresia é uma névoa carregada pelo vento e que tem a capacidade de se alojar nas mais diversas superfícies – principalmente no seu veículo. Mas a pergunta que fica é: a maresia estraga carro?
A maresia pode sim causar danos ao seu veículo, tanto nas partes elétricas como no escapamento e na pintura do automóvel.
Além disso, ela pode causar manchas nos vidros, corrosão de peças metálicas e desgaste nas borrachas do carro.
Mas há possibilidade de evitar esses estragos ao automóvel.
Pensando nisso, preparamos um artigo específico para mostrar a você como cuidar do carro contra os efeitos da maresia e os danos que essa névoa pode causar ao seu automóvel.
Por fim, damos uma dica de ouro de como fazer a verificação da pintura do seu veículo. Confira.
Leia também: O que Faz o Carro Reprovar no Laudo Cautelar?
Conteúdo
Como Cuidar do Carro Contra os Efeitos da Maresia?
A maresia se faz presente, principalmente, na praia. Por isso, quando os motoristas vão ao litoral tirar um tempo de férias, precisam tomar alguns cuidados específicos para que essa névoa não prejudique o automóvel.
Veja, abaixo, algumas dicas de como evitar os danos da maresia ao seu carro.
Procure estacionar em lugar fechado
A névoa recheada de gotículas de água salgada afeta, principalmente, os veículos mais próximos ao mar.
Por isso, evite estacionar o carro na rua, próximo da areia da praia. Procure estacionamentos privados ou garagens de espaços fechados.
Assim, você protege o seu automóvel contra os efeitos da maresia e ainda garante maior segurança ao veículo.
Não dirija o veículo sobre a areia
Além dos riscos de atolar o veículo e riscar a pintura do automóvel com grãos de areia, dirigir muito próximo ao mar expõe, ainda mais, seu carro aos danos causados pelos efeitos da maresia.
Você deve lavar o carro, imediatamente, ao chegar da praia
Nossa última dica, porém, não menos importante, é que você deve recorrer a uma lavagem completa no veículo assim que chegar da praia.
Afinal, lavar o carro ajuda a retirar os resquícios da maresia e dos grãos de areia do automóvel, evitando preocupações futuras como corrosão e manchas na pintura.
Quais Danos a Maresia Pode Causar aos Automóveis?
Resíduos de areia e sal da praia podem oferecer danos aos terminais de baterias e conectores do motor do veículo, além da possibilidade de corrosão no sistema de suspensão do carro.
Por isso, recomendamos uma manutenção na caixa de direção e nos amortecedores do automóvel ao voltar da praia.
A maresia também oferece prejuízos à borracha do carro, já que pode corroer peças como os limpadores de para-brisas e coifas dos amortecedores e da alavanca do câmbio, que, por causa da ação do sal, acabam ressecando.
Em Quanto Tempo a Maresia Estraga o Carro?
Segundo especialistas, os danos oferecidos pela maresia começam a acontecer a partir de 15 dias após o contato com a névoa.
Mesmo assim, o ideal é lavar o carro imediatamente após a chegada da praia.
Vale lembrar que, para aqueles que vivem no litoral, onde os carros têm contato prolongado com a areia e água salgada do mar, recomenda-se, no mínimo, uma lavagem semanal ao veículo.
Verifique a Pintura do seu Veículo com uma Vistoria na Super Visão
Recomendadas para todos os tipos de clientes, inclusive àqueles que desejam evitar os danos da maresia em seus veículos, apresentamos as vistorias veiculares da Super Visão.
Em nossa Vistoria Certicar, realizamos uma avaliação estrutural completa do veículo, com foco especial na análise de corrosão e desgaste causados pela maresia.
Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato conosco através do site ou pelo WhatsApp.
Comente e compartilhe nosso artigo com seus amigos e conhecidos para que mais pessoas saibam se maresia estraga carro.